Artistas de Graffiti e Arte Urbana

artista-graffiti-arte-urbana-streetart-lisboa-servicos

Há cada vez mais artistas de street art a expressar a sua arte em paredes de todo o mundo.

Este fenómeno começou em Bronx, Nova Iorque, na década de 70, numa altura em que o anonimato destes indivíduos era um bem necessário tendo em conta o caráter ilegal do graffiti.

Porém, com o passar das gerações, esta arte desenvolveu novas ramificações e hoje podemos encontrar diversos artistas do spray a executarem obras de arte em murais de pequenas e grandes dimensões, viaturas e eventos, cada um com a sua identidade e respetiva linguagem artística.

Antes de passar ao artigo poderá clicar nas seguintes opções:

Conhecer o portefólio do artista

Solicitar orçamento GRÁTIS de Graffiti e Arte Urbana

Desmistificando o termo “graffiti”

Um artista de graffiti é alguém que expressa a sua arte (letras volumosas e tags) em paredes e transportes públicos de uma forma ilegal – este é o significado mais verdadeiro para o termo em questão.

graffiti spray

No entanto, por uma necessidade de facilitar a comunicação, a palavra “graffiti” tem sido utilizada para distinguir artistas cujos materiais utilizados nas suas obras de arte são tintas spray. No entanto, o termo mais correto é “street art” ou “arte urbana”.

Estes trabalhos podem abranger retratos, paisagens, cartoons, abstratos e diversos outros estilos, e podem ser expressos tanto em murais de interior e exterior, como em telas.

Características de um artista de graffiti e arte urbana

Um estudo divulgado pela SciELO (“Características da personalidade em artistas plásticos e investigadores científicos”) demonstra que os artistas no geral são indivíduos com maior capacidade para apreciar ideias “fora da caixa”, mais abertos a novas experiências e extremamente curiosos em relação ao universo interior e exterior.

Talvez seja importante acrescentar que um artista de arte urbana é alguém apaixonado por processos de criação, com um espírito aventureiro e um certo fascínio pelo desconhecido.

É necessário ter formação em artes?

thinking in life

Os artistas são frequentemente abordados com esta questão e a resposta é ambígua: sim e não.

Todas as formações das mais diversas áreas têm naturalmente a sua importância e quem tem possibilidades de obtê-las, deve aproveitar.

Os cursos aceleram conhecimento na medida em que a matéria encontra-se extremamente organizada e “pronta a consumir”, e existem formadores competentes e disponíveis para esclarecimento de dúvidas. Importa referir que qualquer que seja o curso não dará quaisquer garantias – quantos são os finalistas de artes que acabam a trabalhar em áreas totalmente diferentes?

No entanto, muitos dos artistas de graffiti arte urbana que singram no mercado são autodidatas que não possuem cursos profissionais ou superiores na área, e que desenvolveram as suas capacidades maioritariamente através do processo “tentativa-erro”.

Os seus estudos provêm de muita observação de obras artísticas já existentes, da realidade em si (por exemplo analisar o comportamento das cores, luz e sombra de um espaço público, etc.), da leitura de artigos aqui e acolá, e acima de tudo: prática, prática e prática.

Existem outros quatro pontos-chave que não devem ser descartados por artistas: 1) saber o que se quer (qual o trajeto que se deseja percorrer mesmo que sofra ajustes com o tempo), 2) estudar o mercado onde se pretende atuar, 3) trabalhar intensamente nessa direção e 4) ser persistente encarando as derrotas como aprendizagem. Sem estes quatro componentes qualquer curso será ineficiente.

Em suma, o ideal será a conjugação dos dois mundos, o teórico e o prático.

Artistas de Graffiti e Arte Urbana em Lisboa

Em Lisboa, um dos artistas de arte urbana é Miúdo, pseudónimo artístico de Jorge Cordeiro (1985).

O artista conta com mais de 20 anos de experiência na área e já realizou diversos trabalhos para entidades como a RTP, SIC, Auchan, Menarini, ONU, Leroy Merlin, OneClinics, Tivoli, Comboios de Portugal, várias câmaras municipais e residencias particulares de norte a sul do país.

As suas obras procuram representar diferentes temáticas que procuram ir ao encontro dos desejos e necessidades de cada cliente.

Conheça o portefólio do artista aqui.

Para solicitar um orçamento GRÁTIS clique aqui.

Esperemos que o artigo lhe tenha sido útil 🙂

⬅️ Voltar

🖼️  Galeria de Fotos

🎬 Vídeos

💵 Orçamento GRÁTIS