Decoração Graffiti: em sua casa e empresa

Venha conhecer mais trabalhos do artista em www.miudoarte.com

O graffiti decorativo é cada vez mais requisitado por portugueses que pretendem dar mais vida às suas casas e empresas. Antes de passar ao artigo poderá clicar nas seguintes opções:

Solicitar orçamento GRÁTIS de graffiti

Conhecer o portefólio do artista

O artigo que se segue irá mostrar-lhe um pouco das origens desta arte e também dar a conhecer as 10 principais vantagens de contratar um serviço de graffiti em Lisboa (e todo o país).

Breve história do Graffiti

A palavra graffiti é italiana e o seu significado original é “escritas feitas com carvão”. Este termo foi utilizado para descrever inúmeras manifestações de protesto dos antigos romanos em paredes da cidade. Com recurso ao carvão os tópicos outrora “graffitados” foram predições do futuro, divulgação de leis e acontecimentos no geral.

 Artista "Duster", NYC, 1983
Artista “Duster”, NYC, 1983

Contudo, o graffiti que se conhece na atualidade foi impulsionado em finais de 1960 por um grupo de jovens de Bronx, um bairro localizado em Nova Iorque (EUA).

Novos tempos, novas tendências: o carvão foi substituído por tintas spray e os graffitis, de caráter ilegal, passaram a figurar nomes e bonecos coloridos, realizados não só em paredes como também em túneis do metro e comboios que circulavam por toda a cidade. O resto é história.

Se o graffiti foi sempre sinónimo de vandalismo, hoje é palco de centenas de galerias e eventos de arte urbana em todo o mundo, onde se reúnem milhares de artistas e entusiastas e são cobertos pela imprensa no geral.

New Orleans Street Art Festival, EUA.
New Orleans Street Art Festival, EUA.

Saindo das ruas

Das ruas para os quartos de criança e adulto, salas, cozinhas, garagens, jardins e até mesmo em viaturas, o graffiti serve todos os gostos e necessidades decorativas.

A sua potencialidade tem levado empresas de renome como a Microsoft, Nike, Coca-Cola, Vodafone, Mercedes, Auchan, Nestle, Ikea e muitas outras a contratarem serviços de graffiti para campanhas publicitárias, demonstrações ao vivo e decorações em pequenos e grandes murais.

10 vantagens em escolher graffiti

Passemos então às vantagens de decorar o seu espaço com graffiti:

1. Serve diversos propósitos: decoração de interior e exterior, demonstração ao vivo em eventos e workshops, divulgação de marcas e campanhas publicitárias de pequenas e grandes empresas, e abraça causas de instituições de solidariedade social.

2. Todos os desenhos são executáveis, sejam bonecos infantis ou retratos realistas de pessoas e animais, paisagens ou carros e motas topo de gama, logotipos ou nomes, entre outros. As possibilidades são imensas e dependem somente do objetivo de cada cliente.

Venha conhecer mais trabalhos do artista em www.miudoarte.com
Miúdo durante a execução de um mural

3. Originalidade da obra: antes da execução de um graffiti é feito um estudo relacionado com os gostos e necessidades do cliente e, após recolhidas as ideias principais o artista elabora um esboço com base nesse informação. O resultado final é uma obra de arte autêntica, sem igual.

4. Rapidez tanto em termos de execução como de secagem da pintura. Dependendo do tipo de desenho pretendido, há trabalhos executados em apenas 1 dia!

5. Excelente capacidade de adaptação e cobertura mesmo em paredes com relevos, tomadas, buracos, tubagens, fios elétricos e outros. A pintura a spray passa por cima de tudo com muita facilidade.

6. Longa durabilidade das tintas, basta recordar que existem graffitis nas ruas com mais de 20 anos e as cores permanecem autênticas apesar das intempéries e poluição a que estão sujeitos.

7. O graffiti causa impacto tanto pelo desenho e cores utilizadas como pelas dimensões que chega a atingir. Atualmente, podemos encontrar obras realizadas em enormes murais e fachadas de prédios por todo o mundo, com dimensões nunca antes imaginadas.

8. O graffiti tende a valorizar o espaço não só pela arte em si como também pela assinatura do artista. Frequentemente, um mural artístico de uma empresa ou casa particular vira local de visitas guiadas e fotógrafos, que fazem a obra circular por todo o mundo através das diversas redes sociais!

9. Inúmeros estudos demonstram os benefícios de crianças, adultos e idosos no convívio com a pintura. Telavita defende que “a arte contribui para o aumento de intelectualidade, criatividade e comunicação, reduzindo a ansiedade generalizada.” Já Sylos Lima, psicóloga, reforça que “entrar em contato com a arte é promover a ampliação da consciência física e mental, facilitando o processo de auto-conhecimento, autoconfiança e auto-estima”.

Criança durante um workshop de pintura

10. O graffiti transmite uma mensagem, o que contribui positivamente para a imaginação de todos os transeuntes que se cruzem com a obra.

Agora já conhece os principais motivos que levam inúmeras pessoas a contratarem este tipo de pintura!

Serviço de graffiti em Lisboa

Em Lisboa, um dos artistas de graffiti no ativo é Miúdo, pseudónimo artístico de Jorge Cordeiro.

Com 20 anos de experiência na área, o artista executa murais para empresas e particulares e as suas mais recentes parcerias são entidades como a Auchan, canais televisivos SIC e Kuriakos TV, Leroy Merlin, Aki, Comboios de Portugal, Câmaras Municipais (Oeiras, Loures, Alpiarça e outras), Polícia de Segurança Pública, Bombeiros Voluntários, entre outras.

Miúdo em entrevista no programa GodVibe
Miúdo em entrevista no programa GodVibe

Caso pretenda obter o seu orçamento GRÁTIS de graffiti clique aqui.

Esperemos que o artigo lhe tenha sido útil 🙂

⬅️ Voltar

🖼️  Galeria de Fotos

🎬 Vídeos

💵 Orçamento GRÁTIS